quarta-feira, 2 de junho de 2010

Planta parasita de outras plantas e não realiza fotossíntese



Pútegas de raposa

Orobanche spp (Família das Orobanchaceae)
Planta parasita de outras plantas – não realiza fotossíntese!



No teu percurso para a escola podes observar estas plantas, esbranquiçadas ou azuladas, no terreno que ladeia o depósito de gás da ESAR. Nos terrenos das traseiras do edifício principal encontrarás também estas plantas, mas de cor rosada escura. A sua presença é muito frequente num campo de Faveiras ou de Ervilheiras!

Por definição as plantas são seres vivos autotróficos por fotossíntese, ou seja, seres capazes de produzir matéria orgânica ( “o seu alimento”) a partir de matéria inorgânica (água, minerais e dióxido de carbono), utilizando a luz, como fonte de energia.

Como não há regra sem excepção, há casos de plantas que se alimentam de matéria orgânica fabricada por outras plantas, roubando-lhes a seiva elaborada (muito rica em açúcares), prendendo-se às suas raízes. É o caso das Pútegas, cujos caules são robustos ou delgados e as folhas numerosas, reduzidas a escamas; as flores hermafroditas estão reunidas em espigas ou cachos densos de corola bilabiada. Existem várias espécies deste Género, cuja identificação é difícil e, nalguns casos, só possível através do hospedeiro.
Professora Fernanda António

0 comentários: