quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dia Internacional da FILOSOFIA




Para comemorar o Dia Internacional da Filosofia, dia 21 de Novembro, os alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Socioeconómicas do ensino secundário da Escola Secundária de Alves Redol deram asas à imaginação e realizaram trabalhos no âmbito da Filosofia, que se encontram em exposição na biblioteca escolar.

O tipo de trabalhos realizado foi bastante diversificado, uns fizeram um diário, outros, um monopólio de filosofia, outros fizeram cartazes, etc.

No fundo, todos os trabalhos mostraram que a filosofia pode transformar-se numa coisa bastante engraçada que não se resume àquela típica ideia que apenas pessoas com uma inteligência do outro mundo conseguem “filosofar”. Na verdade, a exposição pretende dar a conhecer o lado divertido, imaginativo e mais fácil da filosofia, a par da ideia que temos dela como uma ciência do nosso sentido crítico, reflexivo.

Observando os trabalhos realizados pelos alunos, vemos que todos nós “filosofamos” diariamente, e que a filosofia é realmente necessária e útil na nossa vida. Por vezes, nas aulas de filosofia, costumamos ouvir este tipo de coisas e, geralmente, achamos que o professor é “maluco”, porque pensamos que nunca iremos aplicar o que ele diz. Mas, na realidade, esta ideia preconceituosa é uma mentira.
Vem ver a exposição na nossa biblioteca e vais ver que afinal o teu professor de filosofia não é “maluco” como possas pensar e não quer apenas “puxar a brasa à sua sardinha”. Vem ver que, no fim de contas, filosoficamente falando, tudo faz sentido.
Prof. Jorge Lemos, Prof. de Filosofia na ESAR

0 comentários: