segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Deficiência Motora - Quebrar Barreiras

Na passada quinta-feira dia 3 de Dezembro, realizou-se na Escola Secundária de Alves Redol (ESAR), uma acção de sensibilização em jeito de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência intitulada de " A Deficiência Motora - Quebrar Barreiras".
Levada a cabo pelas alunas Ana Rodrigues, Joana Silva, Rute Mendes e Tânia Reis, do 12º. D e enquadrada na disciplina de Área de Projecto, contou com a presença de todos os elementos da Direcção da escola, encabeçada pelo Professor Teodoro Roque, e com a colaboração especial dos Professores de Educação Física Fátima Ferreira (Directora-Adjunta) e Nuno Ferreira, para além dos alunos do 3º. Ano do Curso Técnico-Profissional de Fotografia, coordenado pelo Professor Manuel Figueiredo.
A realização de um jogo de basquetebol em cadeira de rodas foi o momento principal desta actividade. Com atletas vindos de diversas Associações, mostraram como ser deficiente não é ser menor que os outros, proporcionando um espectáculo de qualidade aos alunos e professores presentes no Pavilhão Gimno-Desportivo da ESAR. Tendo iniciado o jogo, as equipas foram paulatinamente revezando os seus elementos, proporcionando um primeiro contacto a alguns dos espectadores presentes, que se confessaram “surpreendidos” com a maneabilidade e a leveza das cadeiras.
No entanto, para além do jogo, este evento serviu para alertar a nossa sociedade para a necessidade de haver melhores infra-estruturas a nível nacional e a aplicação de um estatuto de atleta de alta competição, tal como nas modalidades “normais” que permitam extrair todo o potencial destes atletas. O resultado final do jogo (26-19) foi o menos importante, face à luta contra a barreira social, pois a deficiência não significa menoridade.
Diogo Nunes

0 comentários: