quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quinta-feira da Ascensão ou de Espiga - o Dia da Hora


Comemora-se hoje, dia 13 de Maio, o Dia da Ascensão, também designado o Dia da Hora ou Dia da Espiga. Ocorre justamente 40 dias a seguir à Páscoa, sendo o último dia em que Jesus esteve com os seus discípulos, antes de subir ao Céu.

A quinta-feira da Ascensão coincide com o Dia da Espiga celebra-se um pouco por todo o país, embora com maior relevo na região ribatejana de Vila Franca de Xira, Azambuja, Almeirim, Benavente, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos, Torres Novas, entre outras.
A quinta-feira de espiga que coincide com esta comemoração cristã tem já uma longa tradição. Outrora, neste dia, as pessoas saíam cedo para os campos e iam apanhar um ramo composto pelos seguintes elementos: espigas de trigo, que simbolizam o pão, para que este não falte durante todo o ano, nalgumas regiões junta-se um ramo de videira, simbolizando o vinho e a alegria (o pão e o vinho de Cristo), um ramo de oliveira, que simboliza o azeite e, por consequência, a luz e a paz (a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) os malmequeres amarelos e brancos, que significam o ouro, a prata e a alegria, a papoila, representa o amor, a vida, a coragem e a determinação, o rosmaninho ou alecrim, que representa(m) a saúde e a força.

Esta simbologia a que se faz referência é, antes de mais, o agradecimento colectivo ao Senhor e a expectativa de uma mesa farta, alegre e saudável para todo o ano.

O povo crê ainda que este costume, do ramo e seus elementos, seja em quantidade ímpar, para consubstanciar esta tradição, que ano após ano se vai renovando sempre com a mesma fé.

O Dia da Hora

A designação de Dia da Hora é, segundo a tradição, o dia mais santo do ano, um dia em que não se devia trabalhar, pois, neste dia, há uma hora em que toda a Natureza pára: "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam", diz o povo que só os passarinhos sabem a hora certa, embora haja quem aponte o meio-dia, como sendo a hora em que o Senhor subiu ao céu.

0 comentários: